Previous Next

Breves notas sobre o uso de drones domésticos para ações politicas: propaganda, ataques físicos de baixa intensidade e atentados

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

 

De ferramentas de observação e inteligência, os drones, especialmente os de mais fácil acesso, os drones domésticos ou civis tem sido empregado com viés cada vez mais ativo, desde  instrumento para o atentando a bombas contra Nicolas Maduro na Venezuela chegando à ação de jogar fezes e urina em evento do PT, portanto abre-se uma área nova de embate político nos céus do Brasil.

Para além das redes sociais e seus robôs novas técnicas e novas ferramentas estarão sendo usadas pela direita na tentativa de evitar a vitória das esquerdas nas eleições deste ano

E depois da referida ação contra o evento do PT, o uso de drones domésticos, tem sido apontada como a ferramenta que está despontando para uso político tanto de comunicação, intimidação, levantamento de dados e até mesmo como instrumento ofensivo.

O uso de drones pode levantar dados de inteligência para orientar uma ação em campo seja por outros instrumentos e meios, seja por outros drones. Pode levantar a presença de alvos específicos em determinados eventos para ações direcionadas contra esses alvos, desde lançar diversos tipos de objetos, como até ações de ataque físico.

Para prevenção o que se deve fazer é estabelecer camadas de proteção, iniciando com o estabelecimento de perímetro de acesso restrito, onde somente drones previamente cadastrados e identificados poderão voar e em seguida estabelecer um perímetro de exclusão de acesso onde em determinado local e horário os voos estarão completamente proibidos.

Outra maneira de proteção, deste feita ativa é a interferência no sinal de comunicação entre o drone e o operador, isso pode ser feito utilizando um rádio potente, de uso recreativo ou comercial que irá interferir no sinal recebido pelo drone de seu controlador, como todos os drones de uso doméstico não tem proteção em seu sinal de comunicação, isso fará que o drone perca orientação e na maioria dos casos retorne ao seu local de origem, permitindo a identificação de quem lançou o mesmo.

O grande desafio esta no modo de detecção e identificação dos drones, pois em eventos políticos há a tendência de ocorrer o aparecimento de diversos drones de diversas origens, sem se conhecer suas intenções.

 

EM TEMPO: Modelo utilizado no ataque ao evento do PT é um drone utilizado pelo agronegócio para pulverização em plantações, tanto de fertilizantes quanto de agrotoxico.
https://www.aeroexpo.online/pt/prod/dji-innovations/product-171303-54729.html
Esse modelo AGRAS MG-1S custa entre 70 a 100 mil reais

Uso de drones em luta de facções criminosas no Rio
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2024/07/09/como-funciona-drone-que-lancou-granada-em-favela-do-rio.ghtml
 

Atualização

Entenda como funciona a 'arma' que derrubou drone suspeito durante a posse de Lula

Dispositivo operado pela Polícia Federal tem tecnologia que intercepta e assume o controle de drones. Lula assumiu a Presidência da República neste domingo (1º).

A Polícia Federal derrubou um drone suspeito que sobrevoava uma área não autorizada, em Brasília, durante a posse do presidente Lula (PT), neste domingo (1º). O dispositivo, que se parece com uma arma, possui uma tecnologia que intercepta e "rouba" o controle de drones suspeitos.

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/01/01a/entenda-como-funciona-a-arma-que-derrubou-drone-suspeito-durante-a-posse-de-lula.ghtml 

You have no rights to post comments

©2024 Lablivre. Alguns direitos reservados. Copyleft

Buscar